Sua entrada no Rock and Roll Hall of Fame ocorreu em 11 de Março de 2008 quando completou 25 anos de carreira. Esse título americano é cedido aos artistas que fazem história e têm grande importância e influência no mundo da música por no mínimo 25 anos. Madonna adquiriu muitos prémios ao longo da sua carreira e esta soma um pouco mais de 120 prémios, sendo uma das cantoras mais premiadas no mundo, segundo a Agência FamaPress.
Madonna é mais conhecida pelas polémicas que causa ao misturar temas políticos, sexuais e religiosos na sua obra, sendo também chamada constantemente por material girl e rainha do pop, devido às suas vendas notórias e à sua influência inigualável na história da música.
Depois de assinar com a Sire Records em 1982, sucessos como Holiday (1983), Like a Virgin (1984), Papa Don’t Preach (1986) e Like a Prayer (1989) catapultaram-na a uma enorme fama pelos anos 80.
O final da década de 80 foi encerrada em grande estilo com o lançamento da turnê Blond Ambition Tour em 1990 onde Madonna veste o famoso sutiã cônico. Nessa mesma turnê, Madonna simula masturbação numa cama durante a música Like a Virgin e logo após, com um crucifixo no pescoço, canta Like a Prayer, fazendo o show ser censurado pelo Papa na Itália. Todos os bastidores dessa turnê foram transformados no documentário Truth or Dare, traduzido para o português como Na Cama com Madonna e foram exibidos nas salas de cinema do mundo todo.
A primeira metade da década de 90, é considerada a mais polémica da sua carreira devidos ao lançamento do videoclipes e músicas com alto apelo erótico. O vídeo de Justify My Love (1990) apresenta Madonna em quartos de um hotel beijando homens e mulheres com roupas de característica sadomasoquista, sendo banido pela MTV americana. Em 1992 Madonna lançou simultaneamente o álbum Erotica e o livro Sex, com fotos e contos de todas as suas fantasias sexuais, o que veio inflamar ainda mais a polêmica de sua carreira. Logo em seguida representou uma mulher acusada de matar o marido com muito sexo no filme Corpo Em Evidência. E em 1993 saiu em turnê para divulgação do álbum Erotica, entitulada The Girlie Show, que passou pelo Brasil em novembro.
Na segunda metade dos anos 90, após o nascimento de sua primeira filha, Lourdes Maria, Madonna sofre uma completa reinvenção, fazendo o musical Evita (1996) e lançando o grande e elogiado Ray of Light (1998), considerado por muitos seu melhor disco. Esse álbum rendeu-lhe 4 Grammys e 6 prémios do MTV VMA.
Além de conquistar doze hits número um e trinta e sete hits nas dez mais do Billboard Hot 100 dos EUA, ela ganhou 27 prémios do MTV Video Music Awards (incluindo o prémio Vanguarda de Vídeo), seis Grammy, bem como um Globo de Ouro de Melhor Atriz (Musical ou Comédia) por seu papel em Evita. Duas faixas interpretadas por Madonna, Sooner or Later e You Must Love Me, foram premiadas com oscars.
Em 2003 Madonna lançou o álbum American Life, saindo logo em seguida em turnê para divulgação, chamada Reinvetion Tour. Seguindo o mesmo formato do filme Na Cama com Madonna, os bastidores dessa turnê foram gravados e transformados no documentário I’m Going to Tell You a Secret, sendo que dessa vez não foi exibido em salas de cinema.
Em 2005 Madonna lançou o Confessions on a Dance Floor e quebrou um recorde mundial ao atingir o primeiro lugar num total de quarenta países, o maior número alcançado por um álbum. O primeiro single, Hung Up possui samples da música Gimme! Gimme! Gimme! do grupo ABBA. Madonna escreveu uma carta ao grupo ABBA solicitando autorização para usar o som da música e foi a primeira a ser autorizada pelo grupo para tal. Com esse single quebrou mais um recorde ao atingir o número um em quarenta e um países. Hung Up também se tornou num dos singles melhor vendidos de Madonna com um total de vendas de mais de 4,7 milhões de vendas digitais, de toques de telemóveis e singles.
Em 2008 Madonna trabalhou em conjunto com Pharell Williams, Justin Timberlake e Timbaland para lançar o álbum Hard Candy. Duas faixas desse álbum vazaram na internet antes do lançamento: The Beat Goes On mas foi completamente modificada e reformulada e Candy Shop. Ambas foram produzidas por Pharell Williams e tem a sua participação nos vocais. O primeiro single desse álbum, foi 4 Minutes e chegou às rádios em Março de 2008.
Durante o verão de 2008 no hemisfério norte voltou a estrada com a turnê Sticky And Sweet Tour e depois de 16 anos Madonna pisou em solo brasileiro novamente.
A nova compilação de hits, Celebration, chega às lojas norte-americanas no dia 28 de setembro. No dia seguinte estará disponível no resto do mundo. Entre as faixas incluídas na coletânea estão sucessos de toda a carreira de Madonna, como “Everybody,” “Express Yourself,” “Vogue” e “4 Minutes”. “Celebration” terá ainda duas canções novas gravadas recentemente em Nova York. Uma delas, que dá nome ao disco, será lançada como single no dia 3 de agosto e foi produzida por Paul Oakenfold.
“Celebration” estará disponível em CD duplo, CD simples e DVD, com vídeos da carreira de Madonna, alguns deles nunca lançados no formato.
O disco marca o fim dos 27 anos de contrato de Madonna com a gravadora Warner. Essa será a quarta coletânea oficial de Madonna com seus sucessos, junto de “The Immaculate Colection” (1990), “GHV2” (2001) e “You Can Dance” (1987). A cantora também lançou “Something to Remember” (1995), uma compilação de suas baladas.
Madonna segue com a Sticky & Sweet Tour 2009, segunda parte de uma das suas melhores turnês mundiais! O DVD gravado oficialmente em Buenos Aires no show de 2008 tem previsão de lançamento para o fim do ano mas alguns vídeos já estão disponíveis em seu site.
www.madonna.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário