domingo, 26 de julho de 2009

Exaltasamba




Resumir uma carreira consagrada de mais de vinte anos em poucas linhas é, no mínimo, um desafio. Afinal, em duas décadas de um caminho consistente, em meio a um atribulado mercado fonográfico, não é um feito dos mais comuns hoje em dia. Mas, o grupo Exaltasamba, com seus integrantes cheios de suingue e histórias para contar, comprova que, com uma boa dose de determinação é possível manter-se em constante evolução.

Formado por Péricles (banjo e vocal), Pinha (repique de mão), Thiaguinho (banjo e vocal), Brilhantina (cavaco) e Thell (tantã), o Exaltasamba lançou mais de dez CD´s, entre trabalhos inéditos e compilações dos grandes sucessos ao vivo. Além disso, em 2006, o grupo lançou seu primeiro DVD que apresenta os maiores hits lançados ao longo dessas duas décadas.

Tudo começou em São Bernardo do Campo (SP), quando os primeiros integrantes se reuniram e lançaram a música “Quero Sentir de Novo”, um dos grandes hits do primeiro álbum da banda, Eterno Amanhecer.

A partir daí, o caminho do Exaltasamba começava a ser traçado. O segundo trabalho, Encanto, veio para estreitar a relação do grupo com o público, quando começou a subir nos palcos e a participar de programas de rádio e televisão.

Com o reconhecimento do público, veio o contrato com a EMI, quando lançaram o terceiro álbum, Luz do Desejo, que alcançou a marca de 750 mil cópias vendidas. Entre as 14 faixas, três dos grandes hits da carreira do grupo: “Telegrama”, “Luz do Desejo” e “É Você”.

Desliga e Vem e Cartão Postal, outros dois álbuns lançados pela EMI, deram continuidade ao sucesso do trabalho anterior, somando mais de 2 milhões de cópias vendidas. Essa incrível marca teve como resultado a conquista do prêmio Crowley por duas vezes consecutivas, com a música “Me Apaixonei Pela Pessoa Errada”, do CD Cartão Postal, que foi a mais executada nas rádios do Brasil nos meses de janeiro e fevereiro de 1999.

O primeiro registro ao vivo foi feito em 2001, cujo repertório foi baseado em pesquisas feitas entre os fãs por meio de cartas e e-mails. O álbum Exaltasamba Ao Vivo traz 27 músicas, entre grandes sucessos, inéditas e regravações.

Dois anos depois, uma ótima novidade: junto com o nono CD, Alegrando a Massa, aparece Thiaguinho para reforçar a linha de frente dos vocais do grupo, quando Chrigor partiu para a carreira-solo. O então novato, que foi uma das grandes revelações do programa Fama, da Rede Globo, conquistou seu espaço na banda, com simpatia, carisma e muito talento - características marcantes dos integrantes do Exaltasamba.

Em 2005, o CD Esquema Novo foi lançado para comemorar os 20 anos de carreira e veio com algumas novidades na sonoridade do grupo, porém sem deixar de lado suas raízes. Nesse álbum, foram adicionados outros elementos, como o balanço da black music e a contemporaneidade do pop. O resultado não poderia ser mais positivo e Thiaguinho comprova sua versatilidade, assinando a autoria de quatro faixas.

Agora em 2007, a banda aposta na divulgação do primeiro DVD, gravado em abril do ano passado em São Paulo. Todos os Sambas Ao Vivo também foi lançado em CD e reúne as canções que marcaram a trajetória do grupo, além das inéditas “Faz Falta” e “Acaba Tudo Bem”.

Além de Todos os Sambas Ao Vivo, o grupo está com um novo trabalho. Pagode do Exalta também foi lançado em CD e DVD e traz o sucesso “Livre pra Voar” e a inédita “Tchau e Bença”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário