domingo, 26 de julho de 2009
Britney Spears
Britney Jean Spears (Kentwood, Louisiana, 2 de Dezembro de 1981) é uma cantora, dançarina, compositora e atriz estadunidense. Já vendeu pouco mais de 90 milhões de álbuns, 60 milhões de Singles e 70 milhões de DVDs de acordo com a revista TIME, totalizando mais de 220 milhões de cópias vendidas. É a oitava cantora que mais vendeu álbuns na história nos Estados Unidos de acordo com a RIAA - mais de 32 milhões de cópias vendidas - e a 55ª artista que mais vendeu álbuns no mundo de acordo com a IFPI com mais de 90 milhões de cópias vendidas. Vencedora de 1 Prêmio Grammy, 3 Emmy, 3 VMA, 7 EMA, 1 AMA, 8 BMA, 3 NRJ Music Awards, 3 WMA, 1 Bambi, 1 MTV Asia Awards, 9 TCA e 3 KCA.
Foi quem mais vendeu CDs nos anos 2000 e a celebridade mais jovem, aos 21 anos, a ganhar uma estrela na Calçada da Fama. É a única a ter 6 álbuns consecutivos estreando no Top 5 da Billboard (5 #1’s e 1 #2) e também foi, por 4 anos consecutivos, a celebridade mais procurada pela internet de acordo com os sites de busca Google e Yahoo!.
Em 2002, foi eleita pela revista Forbes uma das Celebridades mais influentes do mundo. O vigésimo maior ícone Pop de todos os tempos pela revista People e pelo canal VH1. Em 2004 foi eleita pela revista FHM a mulher mais sexy do mundo. Em 2008 a BBC divulgou a lista dos 20 artistas musicais mais populares do mundo e ficou em 3º lugar. Também teve uma grande influência na moda ao popularizar no mundo o Jeans de cintura baixa, o Piercing de umbigo e o cabelo loiro.
Sua primeira aparição em rede nacional foi no programa de talentos Star Search, em 1992. Logo após, a então jovem artista recebeu um convite para integrar-se ao elenco da produção da Disney Mickey Mouse Club”. Britney participou do programa de 1993 a 1994, quando os produtores decidiram encerrar a atracão. Sendo assim, ela retornou para a cidade de Kentwood e levou uma vida normal até 1998, quando lançou seu primeiro álbum “…Baby One More Time”.
O single “…Baby One More Time”, saiu em 1998. O sucesso da canção fez com que Britney realizasse uma pequena turnê pelos shoppings dos Estados Unidos chamada Hair Zone Mall Tour, ou simplesmente Mall Tour, e fizesse alguns espectáculos de abertura do grupo *NSYNC até 12 de Janeiro de 1999 quando seu disco de estréia, “…Baby One More Time” foi lançado e logo na primeira semana foi n° 1 na lista de mais vendidos da Billboard com 125 mil cópias na primeira semana de lançamento.
Deste álbum além do hit “…Baby One More Time” saíram os singles de Sometimes, (You Drive Me) Crazy, Born to Make You Happy na Europa e From The Bottom Of My Broken Heart nos Estados Unidos e América do Sul.
Em Setembro de 1999 Britney estampou a capa da revista de música Rolling Stone, usando apenas um short e um sutiã.
Em maio de 2000, a cantora lançou seu segundo disco, “Oops!…I Did It Again”, que vendeu mais de 1,319 milhões de cópias apenas na primeira semana, quebrando o recorde de álbum feminino mais vendido na primeira semana, e estreando em primeiro lugar de vendas novamente. O CD foi gravado em apenas dois meses, pois os produtores acreditavam que Britney não podia se afastar da mídia. Deste álbum, a cantora lançou também os singles: “Lucky”, “Don’t Let Me Be the Last to Know” e “Stronger” que entraram no TOP 10 de todas as paradas em que entraram.
No palco, ela veio explorando figurino e coreografias cada vez mais sensuais e explícitas. Ela chegou ao Brasil em Janeiro de 2001 como a maior estrela pop da noite adolescente do festival Rock in Rio, com sua tour mundial “Oops!… I Did It Again World Tour”.
Em Novembro de 2001, Britney lançou o seu terceiro álbum de inéditas, chamado simplesmente Britney, que alcançou 745 mil cópias vendidas na semana de lançamento, tornando-se a primeira cantora a estrear seus três álbuns de inéditas em primeiro lugar. O primeiro single do álbum, “I’m A Slave 4 U”, chocou o mundo com um videoclipe mostrando que ela realmente não era mais inocente, revelando uma Britney mais madura e provocativa do que nunca. Também contou com mais cinco singles: “I’m Not a Girl, Not Yet a Woman” (lançado também na trilha sonora do filme a qual Spears foi protagonista) “Overprotected”, “Boys”, “I Love Rock ‘N’ Roll” e “Anticipating” (no Brasil e na França).
Para divulgar o CD, Britney Spears lançou sua segunda tour mundial, “Dream Within a Dream Tour”, estimada em 18 milhões de dólares de equipamentos e com todos os ingressos esgotados antes do primeiro espectáculo. E que teve um show em Las Vegas que foi posto em DVD: “Live From Las Vegas”.
Em 2002, após o término do namoro de quatro anos com o cantor Justin Timberlake, Britney, esgotada devido a carga de espectáculos, declarou que tiraria férias de 6 meses, tempo que ela usou para gravar o 4º álbum “In the Zone”. Este CD diferenciou-se dos anteriores pelo seu carácter erotizado. Mais uma vez estreando no topo da Billboard com 609 mil cds vendidos na semana de lançamento, Britney quebra o próprio recorde de única artista feminina a ter quatro álbuns consecutivos estreando em primeiro lugar.
Britney está mais madura musicalmente e dessa vez explorando abusivamente da sensualidade, com canções como “Touch of My Hand” e “Breathe on Me”, o álbum lhe rendeu “Toxic” que conquistou o tão almejado Grammy (melhor gravação dance) e contou com mais três singles: “Me Against the Music (LP Version/Video Mix)” dueto com Madonna, “Everytime” e “Outrageous”, e também a sua terceira turnê mundial “The Onyx Hotel Tour”. A turnê teve que ser interrompida depois de um incidente durante as gravações de seu clipe Outrageous, onde ela acabou fraturando o joelho sendo submetida à uma cirurgia e repouso domiciliar por oito meses. Do clipe Outrageous que acabou por não ser terminado restam algumas cenas que podem ser vistas no DVD “Greatest Hits: My Prerogative”, que mostra Britney saltando em cima de um rapaz que estava jogando basquetebol num campo.
Britney chegou ao Rock in Rio Lisboa dia 5 de Junho de 2004 como uma das estrelas mais aguardadas da noite, a sua performance não ocorreu da melhor maneira, dado que fez playback e o som do playback parou quase no fim da canção Toxic, voltando poucos segundos depois deixando Britney muito má criticada pela sua prestação no Rock in Rio Lisboa. Tinha sido a primeira atuação da princesa da pop em Portugal deixando muitos fãs desiludidos. O playback foi uma constante em toda a carreira de Britney mas foi nesta tour “The Onyx Hotel Tour”, que quase todas as faixas do show eram playback. Nesta turnê houve um show em Miami que foi o melhor da turnê mas não fizeram dele DVD.
Durante esse período, lançou o “Greatest Hits: My Prerogative” que continha três faixas bonus, duas das quais se tornaram singles, “My Prerogative” em 2004 e “Do Somethin’” em 2005, a outra faixa bónus não se tornou single mas teve um enorme sucesso na biblioteca de vendas do itunes “I’ve Just Begun (Having My Fun)”, e o “B in the Mix: the Remixes”. Depois de seu último álbum lançado, parece que Britney havia parado um pouco para cuidar da família. Britney após seu casamento com Kevin Federline lança um DVD Britney & Kevin: Chaotic que retrata o seu amor com Kevin desfeito e que contém Britney cantando ópera e o seu novo single “Someday (I Will Understand)”. Todavia, em 2006, após a confusa separação do marido Kevin Federline, Britney começou a se envolver em escândalos ainda maiores, tendo como auge, em 2007, ter raspado a cabeça e ter se internado em uma clínica de reabilitação.
Em maio de 2007, Britney fez a mini turnê “The M+M’s Tour”, onde se apresentou na Flórida e Califórnia. Tratavam-se de pequenos shows para um número limitado de pessoas, contando com alguns de seus maiores sucessos (…Baby One More Time, I’m a Slave 4 U, Do Somethin’, Breathe On Me e Toxic). No dia 30 de Agosto de 2007, a canção Gimme More foi tocada pela primeira vez por uma rádio norte-americana. Gimme More é o primeiro single do quinto álbum de estúdio da cantora.
Seu retorno oficial foi no Video Music Awards da MTV norte-americana no dia 9 de Setembro de 2007, porém foi muito criticada porque estava tensa, fora de forma e nervosa revelando uma postura pouco entusiasmante. Britney cantou um pouco da canção “Trouble” de Elvis Presley e o novo Single “Gimme More”.
A canção “Gimme More” foi lançada oficialmente no dia 18 de setembro de 2007, e ficou em primeiro lugar em nove países na loja digital iTunes, sendo esses países Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Irlanda, Austrália, Luxemburgo e Nova Zelândia. videoclipe foi lançado no dia 5 de outubro de 2007, no iTunes, onde Britney era duas personagens, uma Stripper morena e a mulher loira que fica apenas observando-a dançar.
O lançamento do álbum foi no dia 30 de outubro de 2007, e em menos de 24 horas de vendas, alcançou o 1º lugar em cinco países. O álbum Blackout recebeu diversos elogios, que vão de “Este álbum é melhor do que qualquer coisa que Gwen Stefani já fez” até “Neste álbum não tem mais canções bonitinhas, como I’m Not a Girl Not Yet a Woman”.
“Blackout” foi o único álbum da cantora que não estreou em 1º lugar na Billboard. Isso porque, minutos antes a Billboard alterou as suas regras de contabilização de charts (como o Top 200), deixando Britney em segundo lugar, perdendo apenas para o álbum do grupo veterano Eagles, Long Road Out of Eden, que custava apenas 3 (três) dólares.
Porém, mesmo que “Blackout” recebesse uma massiva divulgação, como aconteceu com o In the Zone, seria pouco provável que a cantora ultrapassasse o grupo, tendo em vista que, este é o primeiro álbum de inéditas dos Eagles depois de 28 anos e custando apenas US$ 3,00.
O novo álbum de inéditas de Britney vendeu, aproximadamente 690 mil cópias em duas semanas.
O 2º single “Piece of Me” fez um grande sucesso por todo o mundo e manteve-se no Topo do TRL Americano. O videclip foi feito em 2 dias e foi o mais caro da história de Britney depois de “Toxic”. Foram usadas várias modelos parecidas com Britney que são atacadas por papparazis.
“Blackout” ganhou o prémio de “Melhor Álbum Internacional” na edição de 2008 dos NRJ Music Awards, na França.
O terceiro single do “Blackout” entitulado “Break the Ice”, fez muito sucesso e estreou na parada americana de clips (TRL MTV) em oitavo lugar.
Marcando o retorno da cantora, Britney gravou uma participação especial no seriado estadunidense “How I Met Your Mother” que foi ao ar nos Estados Unidos no dia 24 de Março de 2008, pelo canal CBS. Britney gravou mais uma participação na série que foi ao ar no dia 12 do mês seguinte.
No mês de Junho de 2008, Britney gravou uma participação especial no clipe When I Grow Up das The Pussycat Dolls. Segundo o diretor do vídeo, Joseph Kahn, é uma participação pequena mas bem interessante. A participação de Spears, tem objetivo de aumentar a popularidade da música, só que a participação de Britney foi cortada na edição final.
Britney fez participações especiais na nova turnê de Madonna em 2008. A participação consistiu em um vídeo com a imagem de Spears, que foi introduzido num telão gigante enquanto Madonna cantava Human Nature. O vídeo mostra Britney fechada num elevador que acaba por ficar louca, no fim da canção pode-se ouvir Britney dizendo “It’s Britney bitch!”.
No dia 26 de Setembro de 2008, estreou nas pricipais rádios estadunidenses o novo single de Spears, entitulado “Womanizer”. A crítica elogiou a nova música dizendo ser madura e consistente.
Dia 6 de novembro aconteceu mais uma premiação do EMA e Britney levou para casa 2 EMAS para sua coleção, elegido blackout como o melhor album do ano e eleita a melhor artista de 2008 , a mais premiada da noite.
No dia 2 de dezembro, Britney Spears lançou seu novo álbum, intitulado “Circus”, a grande “divulgação” do CD foi a musica “Womanizer”, o CD foi um sucesso de venda na semana de estreia. Circus debutou com 505 mil cópias apenas nos Estados Unidos, e 814 mil cópias no mundo, sendo o maior debut feminino de 2008. O segundo single do álbum leva seu nome, “Circus”.
Em Janeiro de 2009 foi anunciado “If U Seek Amy” como 3° single de “Circus”. A música causou grande polêmica em torno de seu refrão, cujo Britney fala “All of the boys, and all of the girls, are begging to IF YOU SEEK AMY”, mas na verdade Britney soletra a expressão F.U.C.K. ME.
Em 07 de Maio de 2009 é anunciado em seu site ofical “Radar” como 4° single de “Circus” , Música lançada em seu álbum Blackout e com relançamento no CD “Circus” como faixa bônus . O vídeo de Radar estava previsto para ser lançado dia 6 de julho, porém como vazou na internet, foi adiado. O vídeo anda sendo muito criticado pelos fãs por não ter dança nenhuma. O vídeo mostra um lado mais luxuoso de Britney.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário