quinta-feira, 30 de julho de 2009

T.I.

T.I. cresceu para ser verdadeiramente uma das vozes mais fascinantes de sua geração. Quer esteja conversando francamente em uma sala cheia de jovens, sobre o lado positivo de estar na escola e perseguir seus sonhos, seja tocando dezenas de milhares em um dos seus shows, as platéias são imediatamente absortas pelas palavras do King of the South. No final desse verão, ele prometeu lançar seu mais potente e importante disco até hoje, Paper Trail.
“Não estou fazendo muita propaganda antecipada do álbum”, diz Tip sobre seu novo projeto. “Apenas quero que todos saibam q
ue será lançado em poucos meses e que irei responder muitas questões na música. Ele é intenso e intuitivo; ele vai sacudir o jogo e é o melhor de mim”.
O título Paper Trail é uma referência direta ao fato de T.I. ter voltado, literalmente, a escrever suas letras – uma prática a qual não se dedicava desde seu álbum de estréia, I’m Serious, em 2001. Ironicamente, ele descobriu que voltar ao básico lhe ajudou a ser um melhor MC.
“Tive um sucesso incrível em meus álbuns anteriores simplesmente internalizando,
deixando a música fluir através de mim e sendo espontâneo. Dessa vez, eu quis tentar algo diferente. Minha escrita é um pouco mais estruturada e reflexiva, mas ainda é arte. Ainda é fluida”.
A primeira provocação do novo álbum, “No Matter What”, é uma declaração definitiva da postura de T.I. como um homem implacável e um artista incomparável, assim como uma declaração de como sua fé em um poder maior o ajudou a atravessar um período – muito público – de turbulência em sua vida.
Em novembro de 2007 T.I. foi preso acusado de posse de armas de fogo. Conseqüentemente, ele ficou em prisão domiciliar por quase sete meses. No início deste ano, Tip se confessou culpado e cumprirá sentença no próximo ano. Ele também foi condenado a 1.500 horas de serviços comunitários.
“Obviamente aquele foi um dos piores erros da minha vida, mas não deixarei que esse erro ilustre minha existência ou minha contribuição para a sociedade”, diz T.I. “Eu não posso voltar o tempo e mudar o passado, mas posso aprender com ele e ensinar a outros como um pobre julgamento de uma situação não apenas pode afetar você drasticamente, como também pode afetar aqueles a quem ama. É alg
o com o que ainda tenho que lidar”.
Nunca haverá uma dificuldade grande o suficiente para que T.I. perca a esperança. O King of the South fez uma promessa a si mesmo, a sua família e aos seus fãs de sempre mant
er sua cabeça erguida e continuar em qualquer dificuldade – seja perseguição, processos ou a perda de entes amados.
Outro momento emotivo em Paper
Trail é “My Life, Your Entertainment”. O Rei fala sobre algumas das conseqüências de ser uma celebridade e um MC que fala francamente. O público sempre vê suas alegrias e suas tristezas passando em frente aos seus olhos: “My life, your entertainment./ My sorrow, your amusement./ Laugh at my pain and anguish./ So famous I could lose it." (“Minha vida, sua diversão./ Minha tristeza, sua alegria. / Riso pela minha dor e angústia. / Tão famoso eu poderia perder isso”)
Paper Trail não é uma doutrina musical repleta de experiências angustiantes. O que
seria um Rei sem hinos de celebração... especialmente O King of the South, que sempre proveu hinos para os clubs e ruas, além do alimento cuidadoso do escopo de seu trabalho.
“Eu realmente gosto de ‘Turn My Beat Down’”, declara Tip. “É uma música onde coloco um tanto de fanfarra sobre andar pela área com minha música tocando no volume máximo e amando a vida. Como você ouvirá nessa música e por todo o álbum, tenho algumas seleções de batidas não convencionais, mas não se pode chegar como todo mundo. Nessa faixa em part
icular, faço alguns experimentos com minha voz e as pessoas tomarão um susto”.
Assim, a lista de produtores do álbum inclui Swizz Beatz, DJ Toomp, Drumma Boy e Danja. T.I. gravou mais de 70 músicas para o disco. “Quando faço um disco, me concentro totalmente, então tenho que ser resgatado do estúdio algumas vezes. Essa é a minha paixão”.
O segundo amor profissional de Tip, como ator de cinema, acabou de dar um grande passo. Ele assinou contrato para três filmes com a Screen Gems, tanto para atuar como para produzir filmes. Um dos projetos, Bone Deep, é um suspense criminal.
“É claro que esse tipo de contrato é monumental para mim e minha empresa”, afirma o artista nativo de Bankhead, GA. “Estou desenvolvendo meu lado de ator dramático e sei que tenho muito a oferecer em ambos os lados da câmera. É uma bênção ter a oportunidade de cumprir minhas metas em Hollywood. Para mim, esse é o primeiro de muitos grandes passos”.
Música e cinema são apenas uma gota do conglomerado de entretenimento do T.I.. Ele também está expandindo em turnês de comédia, clubes noturnos e restaurantes, agenciam
ento, produção de discos e moda.
“Acordo toda manhã sentindo em meu coração que minhas maiores conquistas estão à minha frente”, ele diz. “É a excitação que é sustentada pelas metas que virão, percebê-las e estabelecer novas”.
Desde 2001, T.I. tem crescido para se transformar em um dos artistas mais reverenciados e bem sucedidos em seu gênero, com vendas de milhões de álbuns e inúmeros prêmios, entre eles dois Grammys. Em julho de 2007 sua obra prima conceitual, T.I. Vs T.I.P., estreou no topo das paradas da Billboard, vendendo perto de 500.000 cópias na semana de lançamento, caminhando para o certificado de Platina da RIAA. T.I. Vs T.I.P. tinha como convidados Jay-Z, Eminem e Wyclef Jean. O álbum nasceu com o incrível single “Big Things Poppin’ (Do It)”, que também foi tema de uma campanha da ESPN.
Em 2006, T.I. – conhecido em Hollywood como Clifford “Tip” Harris – fez sua
estréia, aclamada pela crítica, como ator principal do filme ATL. E seguiu atuando ao lado dos ganhadores do Oscar Denzel Washington e Ruby Dee, no drama de sucesso American Gangster (O Gângster). No início deste ano, Tip fez sucesso no ciberespaço, lançando o site www.streetcred.com. Juntando-se a essas atividades, está sua aguardada linha de roupas Akoo, que chegará às lojas no outono. Em 2009, Harris estreará na televisão com um inspirador reality show pela MTV. Ainda sem título, o programa será centrado em sua vida em condicional, ao longo do ano de sua sentença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário