terça-feira, 28 de julho de 2009

Nelly Furtado

Nelly Kim Furtado (Victoria, Canadá, 2 de Dezembro de 1978) é filha de emigrantes açorianos que se estabeleceram no Canadá. Além do inglês ela também fala o português fluentemente. Aprendeu a tocar trombone quando tinha nove anos de idade e o teclado quando tinha onze. Começou a compor as suas próprias canções quando tinha apenas treze anos.

Após terminar o ginásio, Furtado mudou-se para Toronto, definida pela cantora como “…o lugar onde se encontra tudo, onde se pode ser tudo”. Lá onde formou o duo Nelstar* em 1997 com o músico local Tallisman. “Like”, uma das canções do Nelstar* recebeu uma garantia do VideoFACT de que seria gravado um videoclipe, mas Furtado sentiu que o estilo musical do duo não apresentava a sua verdadeira personalidade e talento e o clip nunca foi lançado.

Foi cantando no clube noturno da cidade, o Lee’s Palace, que Furtado conheceu o vocalista dos The Philosopher Kings, Gerald Eaton. Este tornou-se um importante colaborador e co-produtor no álbum de estréia da cantora, Whoa, Nelly!, quando assinou contrato com a DreamWorks Records.

Whoa, Nelly! foi um dos álbuns Pop melhor vendidos da sua categoria, com os singles “I’m Like a Bird” e “Turn Off the Light”. Este álbum valeu-lhe um Grammy pela melhor cantora Pop com a música “I’m Like a Bird”. O mesmo álbum valeu-lhe também várias colaborações, sendo entre elas a mais famosa “Fotografía” com Juanes, onde Nelly pôde revelar o seu espirito latino.

O seu estilo era basicamente o pop e o folk, e agora com o seu atual álbum, Loose, mudou seu estilo completamente para o hip-hop e para o R&B.

Em 20 de setembro de 2003, Furtado deu à luz a sua primeira filha, Nevis. O pai da criança é o seu ex-namorado Jasper Gahunia (conhecido por Lil’ Jaz).

O segundo álbum de Furtado, Folklore, foi lançado em 25 de novembro de 2003. Este álbum teve singles de sucesso como “Powerless (Say What You Want)” e “Try”. O álbum inclui, igualmente, a música “Forca”, que foi escrita para ser o Hino Oficial do Campeonato Europeu de Futebol de 2004, que ocorreu em Portugal. No dia 4 de Julho de 2004, Furtado interpretou a canção no Estádio da Luz em Lisboa para finalizar o Campeonato.

O seu terceiro álbum, Loose, entrou nas lojas a 20 de Junho de 2006. Os primeiros singles, “Promiscuous” (em colaboração com o mentor de Justin Timberlake e Missy Elliott, Timbaland), “Maneater”, “Te Busqué” (com Juanes) e “No hay igual” são os primeiros singles extraídos do álbum e foram lançados ao mesmo tempo, em diferentes partes do mundo.

Loose veio com uma pesada influência do hip hop e R&B e uma Furtado sexy e com menos roupa, o que o deixou um pouco distante dos trabalhos anteriores da cantora, fazendo com que essa perdesse, pelo menos para alguns fãs, a sua identidade artística por ter “se vendido ao marketing”. Os singles de Loose tiveram um enorme sucesso em todo o mundo.

Em Março de 2007 a prefeitura/Câmara Municipal de Victoria, na Colúmbia Britânica, decretou o dia 21 de Março de 2007 como o “Dia de Nelly Furtado”, em homenagem ao incrível sucesso artístico conseguido pela cantora, nascida nessa cidade.

Nelly Furtado promete novos álbuns para este ano de 2009, e já fez saber que será um cantado em português e um cantado em espanhol. E um site espanhol divulgou uma noticia de que em 2010 sairá um álbum em Inglês. O nome do novo álbum da Nelly Furtado para esse ano é “Mi Plan” e será lançado no dia 29 de Setembro desse ano, o nome do primeiro single é “Manos al aire”, lançado em 30 de Junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário