quinta-feira, 30 de julho de 2009

Gwen Stefani

Gwen Renee Stefani Rossdale (3 de outubro de 1969) é uma cantora e atriz norte-americana. É a vocalista da banda de ska/rock No Doubt.

Stefani ficou famosa em 1995, com o sucesso do álbum Tragic Kingdom do No Doubt, que criou sucessos como “Just a Girl”, “Spiderwebs” e “Don’t Speak”.

Em 2004, Gwen Stefani escreveu e gravou seu primeiro álbum solo, Love. Angel. Music. Baby., para o qual consultou os produtores discográficos The Neptunes, a letrista Linda Perry e o líder do OutKast, André 3000, entre outros. O álbum continha música pop e dance, além de influências de hip hop e slow jam. O terceiro single, “Hollaback Girl”, obteve grande sucesso internacional e tornou-se o primeiro single digital dos EUA a superar mais de um milhão de vendas.

Em 2006, Stefani lançou seu primeiro DVD, chamado Harajuku Lovers Live, e seu segundo disco em carreira solo, chamado The Sweet Escape, no qual tem como primeira música de trabalho Wind It Up, que assim como Hollaback Girl (o grande sucesso de seu disco solo anterior) foi produzida pelos The Neptunes.

Durante toda sua vida, ela sempre teve influências de músicas “punks”. Stefani foi criada pelos pais, junto com dois irmãos, Eric e Todd e uma irmã, Jill e se formou na “Cal State Fullerton College”.

A banda que a consagrou, o “No Doubt”, começou com seu irmão Eric Stefani e um amigo dele, John Spence, em 1987. Mais tarde ela entrou como vocalista. E um pouco depois, Tony, Adrian e Tom se juntaram à banda. Em 2001, Stefani se juntou com o rapper Eve, para lançar o single “Let Me Blow Your Mind” (que foi indicado para o Grammy de “Melhor Dueto de Rap” em 2002). O quinto disco, “Rock Steady”, traz um revival de new wave. O single “Hey Baby” estreou muito bem cotado nas paradas de sucesso de todo o mundo e colocou o No Doubt de volta ao primeiro time da música pop mundial. Em 2004 a cantora saiu do grupo para se dedicar a carreira solo e não decepcionou! Lançou no final do mesmo ano seu primeiro álbum, “Love, Angel, Music, Baby”. Ele ressalta as raízes dos anos 80 de Gwen e seu amor pela dance music e música/moda pop japonesa com faixas produzidas por um time de primeiro escalão que inclui Andre 3000, do Outkast, Dr. Dre e Nelle Hooper . Para colaborar com ela no estúdio Gwen convocou músicos como Wendy and Lisa, ex-integrantes da banda de Prince, o New Order e Martin Gore, do Depeche Mode. Aos 34 anos, Gwen acumula quase duas décadas de experiência profissional e vendas de 25 milhões de discos à frente do No Doubt.

Ela dita moda, a ponto de ter lançado, ano passado, sua própria linha de roupas, L.A.M.B. ­ a sigla formada pelas palavras Love Angel Music Baby, as mesmas do título do disco. E aventura-se, ainda, no cinema: estreou sob a pele de Jean Harlow em O Aviador, de Martin Scorsese. É casada com o músico Gavin Rossdale com quem tem dois filhos. Em 2009 voltou para a banda No Doubt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário