sexta-feira, 31 de julho de 2009

Cine

Eles são jovens e têm seus vinte e poucos anos. Nasceram nos anos oitenta e cultivam hoje em dia o gosto pela atmosfera daquela década. No visual, usam e abusam de roupas coloridas. Sempre com calças justas, camisetas apertadas, óculos estilosos, faixas nos pulsos ou na cabeça e tênis vintage de canos longos nos pés. Sim, o look hypado em cores vibrantes chama a atenção. Mas é a sonoridade dos paulistanos DH (vocal), Dan (guitarra e programações), Dave (bateria), Bruno (baixo) e Dash (teclado e programações) que imprime, de fato, as principais características do período e, por consequência, da musicalidade da banda. Com uma proposta pra lá de dançante, o quinteto mergulhou nas mais diferentes influências nacionais e internacionais do cenário musical para produzir um som próprio e cheio de autenticidade. Batidas eletrônicas incorporadas à uma estética de guitarras energéticas, sintetizadores, vocal cheio de personalidade e letras que falam de dança, curtição e noitadas traduzem o estilo “powerpop-rock-eletrônico” de CINE. Uma banda que tem conquistado a passos largos o reconhecimento de seu público, que vai de adolescentes histéricas por seus ídolos pop à moçada que curte se divertir e, é claro, dançar, dançar e dançar.

Formada há pouco mais de dois anos (desde março de 2007), CINE já reuniu atributos e alcançou números expressivos que enriquecem sua recente biografia. Eles foram os primeiros músicos nacionais a ultrapassar a marca de um milhão de execuções no MySpace; já entraram no topo da cena underground das regiões Sudeste e Sul do país; conquistaram um público cativo por todo Brasil graças ao meteórico alcance da internet; foram os escolhidos para abrir os shows dos atuais fenômenos teen McFly e Jonas Brothers, em maio deste ano, incluindo show no Morumbi para 45 mil pessoas; estão entre os finalistas para a categoria “Banda Revelação” do Prêmio Multishow de Música 2009, dentre outros feitos. Tantas conquistas em tão pouco tempo renderam à CINE o reconhecimento da gravadora Universal Music, que assinou contrato com a banda no início deste ano e, agora em junho, lança ao mercado o primeiro álbum FLASHBACK, com treze faixas inéditas. O nome do CD é uma espécie de alusão e brincadeira com o fato deste tipo de som “oitentista” estar voltando à tona aos palcos, junto com a barraquinha de churros com neons para dar um visual diferente a banda.

A aposta neste primeiro projeto “pós-fase independente” já pode ser comemorada. Os ótimos resultados do período underground continuam a render bons frutos nesta nova fase. O primeiro single do álbum FLASHBACK, Garota Radical, entrou nas paradas das principais rádios do país agora em junho. O videoclipe desta faixa alcançou marca superior a 100 mil visualizações em menos de duas semanas no Youtube. Os CDs colocados para ‘pré-vendas on line’ esgotaram-se rapidamente. Em paralelo ao lançamento físico nas lojas, CINE disponibilizou o álbum completo para audição em sua página oficial do MySpace. No primeiro dia, mais de setenta mil fãs já acessavam o perfil da banda para conhecer, prestigiar e curtir a novidade.

E a maratona destes jovens não para por aí. Junto à fase de lançamento, CINE dá continuidade à atribulada agenda de shows e percorrem, inicialmente, as regiões Sul e Sudeste do país, onde já têm um público mais cativo. A ideia é propagar seu som por diversas mídias e, com trabalho árduo e contínuo, conquistar ainda mais adeptos. E para alcançar tal objetivo, os rapazes já têm feito a lição de casa desde o início da carreira: nos primeiros shows na Tribe House, em São Paulo, nas primeiras músicas apresentadas ao público como “Vem Aqui”, “Dezembro”, “Dance e não se Canse”, “Se você quiser” e “Garota Radical”, no primeiro EP lançado na web “80’s”, nos primeiros apoios e parcerias com a marca Levi’s e a Trama Virtual e muito mais. Mal sabiam que era apenas o começo!


CINE EM NÚMEROS

• 2007 foi o ano de estreia da banda
• MySpace oficial teve mais de 1,3 milhão de execuções desde 2008
• CINE já realizou mais de 200 shows na cena underground
• Flashback é o 1º CD da banda, com 13 faixas inéditas
• Clipe “Garota Radical” teve mais de 100 mil visualizações no Youtube em 2 semanas no ar
• 45 mil pessoas foi público recorde durante abertura do Jonas Brothers, no Morumbi
• Em 2009 CINE assinou contrato com a Universal Music e lançou seu primeiro álbum
• No 1º dia, mais de 70 mil pessoas ouviram o CD de estreia da banda pela internet
• A primeira apresentação da banda na MTV Brasil rendeu mais de 1800 perguntas e recados à banda no site da emissora

Nenhum comentário:

Postar um comentário